Cidades

Nova Odessa incentiva calçada ecológica

Meio Ambiente implanta 'Piloto de Floresta Urbana'

Publicado em 2018-04-17 09:00:03 Atualizado em 2018-04-17 09:01:36 (230 visualizações)

A Prefeitura de Nova Odessa implantou o "Piloto de Floresta Urbana" na Avenida principal do Jardim dos Lagos, o loteamento mais recente da cidade. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com a construtora AVT, com o intuito de incentivar os moradores a adotarem calçadas ecológicas em frente das residências.

O local escolhido foi a avenida que liga o Jardim dos Lagos aos bairros Monte das Oliveiras, Santa Rita 1 e 2, Campos Verdes e São Manoel. "Como é a ligação com a região mais populosa, dá muita visibilidade e incentiva também moradores de outros locais a ver o quanto fica bonito e faz bem ao meio ambiente", ressalta a diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela.

O principal conceito da calçada ecológica é permitir que apenas um trecho do passeio seja concretado, para os pedestres circularem, tendo as duas extremidades com grama plantada e árvores apropriadas. "Como é um bairro novo e terá novas edificações, estamos incentivando a implantação de calçada ecológica na frente das residências. Implantando desde o início é mais fácil", acrescenta a diretora.

O projeto atende a diretiva de arborização urbana proposta pelo Programa Município Verde Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. "Arborização urbana é aquela adequada ao meio urbano, visando à melhoria da qualidade paisagística e ambiental, com o objetivo de recuperar aspectos da paisagem natural e urbana, além de atenuar os impactos decorrentes da urbanização", conclui Dagrela.

"Por se tratar de uma região com intensa circulação de veículos e de pessoas, a complementação de arborização da área irá contribuir na qualidade de vida dos munícipes e na diminuição do impacto de poluição causada pelos veículos", destaca o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, presidente do Consórcio das Bacias dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

De acordo com o prefeito, que é também presidente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), a iniciativa deve ser expandida para outras localidades. "Esse projeto é exemplo a ser seguido pela população, uma vez que a calçada ecológica absorve a água da chuva e contribui com a recarga do lençol freático. É mais uma ação que beneficia os recursos hídricos e a natureza", completa.

 
 
 
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Cidades

Obra na Praia Azul entra na fase de conclusão


Galera se escondeu no carro, mas não deu muito certo


Obra do Novo Centro de Promoção Social entra na reta final


Sumaré solicita ao Estado melhorias na Educação


Drenagem na Av. Tiradentes avança mais um trecho



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza