Cidades

Meio Ambiente comemora o Dia do Rio Piracicaba

Alerta preservação

Publicado em 2018-04-16 10:00:02 Atualizado em 2018-04-16 10:00:02 (527 visualizações)

Dando continuidade ao projeto “Comemorando e Preservando”, a Secretaria de Meio Ambiente está divulgando o Dia do Rio Piracicaba, comemorado no domingo, 15 de Abril.

O rio Piracicaba atravessa uma das regiões mais antigas de ocupação do Estado de São Paulo. O rio Piracicaba forma-se no Município de Americana na foz dos rios: Jaguari e Atibaia. Seus afluentes no município são: Córrego Suzigan, Córrego da Gruta, Córrego Parque das Nações, Ribeirão Quilombo, Córrego Máxi Água, Córrego Bertini e Córrego do Distrito.

A bacia hidrográfica do rio Piracicaba estende-se por uma área de 12.531 km², situada no Sudeste do Estado de São Paulo e Extremo Sul de Minas Gerais. O rio Piracicaba nasce da junção dos rios Atibaia e Jaguari, no município de Americana. Após atravessar a cidade de Piracicaba, recebe as águas de seu principal afluente, o rio Corumbataí. O rio Piracicaba percorre 250 km de sua formação até a sua foz no rio Tietê, entre os municípios de Santa Maria da Serra e Barra Bonita.

O Piracicaba possui diversos meandros, que transformam o leito em sinuoso, porém tranquilo, apto para a navegação de embarcações de menor porte após a cidade de Piracicaba. Seus meandros são a origem do nome do rio, que em tupi significa “lugar onde o peixe para”.

As bacias hidrográficas dos riso Piracicaba, Atibaia e Jaguari localizam-se numa das regiões mais desenvolvidas do Estado de São Paulo, abrangendo importantes municípios paulistas como Bragança Paulista, Campinas, Limeira, Americana, Atibaia, Santa Bárbara d’ Oeste e Piracicaba.

Lembrando que, esse manancial é de extrema importância para o município de Americana, sendo a única fonte de captação para o abastecimento público  dos habitantes do município.

Ajude a preservá- lo! Denuncie descartes irregulares e queimadas, através dos telefones: 3471-7770 (Secretaria de Meio Ambiente), 3408-8220 ou 153 (GAMA) ou pelo 3475-9024 (SAC).

 
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Cidades

Obra na Praia Azul entra na fase de conclusão


Galera se escondeu no carro, mas não deu muito certo


Obra do Novo Centro de Promoção Social entra na reta final


Sumaré solicita ao Estado melhorias na Educação


Drenagem na Av. Tiradentes avança mais um trecho



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza