Cidades

RMC quer 'radarzão' do tempo

Parceria com Unicamp

Publicado em 2017-12-19 08:40:22 Atualizado em 2017-12-19 08:40:22 (1542 visualizações)

O presidente da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e também prefeito de Santa Bárbara d'Oeste, Denis Andia, reuniu-se nesta segunda-feira (18) com o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, para a discussão de uma possível parceria entre o Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano) e a universidade, visando a aquisição de um novo radar meteorológico para a região.

O encontro realizado em Campinas, e que contou também com a participação da vice-reitora Teresa Dib Zambon Atvars, buscou estabelecer diretrizes para a utilização e a garantia de benefícios para os 20 municípios da RMC com a possível instalação do novo radar, que substituiria o atual já instalado na Unicamp - este que é itinerante e que deixará o Estado de São Paulo para operar no Sul do País.

O novo radar meteorológico terá o papel de informar sobre eventos extremos, prevendo tempestades severas e auxiliando nas ações das Defesas Civis Municipais de toda a RMC.

Durante o encontro, o presidente da RMC informou que já há uma reserva aprovada de R$ 1 milhão de recursos do Fundocamp para a aquisição do equipamento, além da discussão para a complementação com mais R$ 2 milhões.

"Vemos esse investimento com bons olhos pelo benefício que ele pode trazer a todos os 20 municípios da RMC e suas Defesas Civis, para a atuação nas ocorrências climáticas e também na redução de riscos à vida. Queremos também garantir a contrapartida de um sistema cada vez mais ágil para que a informação chegue em tempo para uma resposta eficiente dentro de cada município", destacou o presidente da RMC, Denis Andia.

"Temos interesse em todo o projeto para ampliar ainda mais as parcerias com as Prefeituras. Queremos um sistema que atenda os municípios com agilidade, tendo de fato uma comunicação efetiva", acrescentou o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Cidades

Tentou atacar esposa e neta e depois tentou suicídio


Tava dando rolê com carrão, mas era zica


Com 14 anos gerenciando tráfico no Zabani


Gama recebe inscrições para seminário de Odorologia


DAE realiza projeto de educação ambiental



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza