Agenda

Mostra 'Matriz Brasileira' tem 2ª edição nesta sexta

Trabalhos de comunidades tradicionais apoiadas pela Suzano

Publicado em 2019-12-03 17:00:02 Atualizado em 2019-12-03 17:00:02 (190 visualizações)

A 2ª edição da mostra "Matriz Brasileira", que traz para São Paulo produtos artesanais desenvolvidos por comunidades regionais de diferentes estados do Brasil, acontece nesta sexta-feira, 6 de dezembro, no Complexo Aché Cultural, em São Paulo. Aberta ao público, o evento ocorre das 11h às 20h. O desenvolvimento dos produtos tem a direção artística do designer Renato Imbroisi, que trabalha em parceria com a Suzano na promoção da cultura local em regiões onde a empresa possui operações.

O público que visitar o local poderá conhecer e adquirir bolsas, sacolas, toalhas de mesa, cangas, cadernos e itens de decoração desenvolvidos pelos programas Artesanato Indígena Ofayé, de Brasilândia (MS); Espírito das Águas, de Aracruz (ES); e Mãos que Valem, de Jacareí e Jambeiro (SP). O Programa de Sustentabilidade Tupiniquim Guarani, de Aracruz (ES), apresentará, além de acessórios pessoais e de decoração, produtos extraídos do projeto de meliponicultura: mel, pólen e cera. As Quebradeiras de coco babaçu, de Imperatriz (MA), mostrarão ao público o resultado do Extrativismo Sustentável transformado em sabonetes artesanais. Já o Projeto Cerâmica São Roque, de Cunha (SP), irá expor saleiros, vasos, esculturas, além de outras peças decorativas.

"O desenvolvimento desses produtos visa respeitar e valorizar a cultura local, estimular o espírito criativo dos artesãos regionais e contribuir para a geração de renda dessas comunidades", afirma Imbroisi, curador da exposição.

Entre os dias 7 e 22 de dezembro, os produtos desenvolvidos nos seis projetos apoiados pela Suzano serão oferecidos ao público na loja IT, instalada dentro do Instituto Tomie Ohtake. A renda obtida com a venda dos produtos será revertida para as comunidades envolvidas nos projetos.

O público que comparecer ao local no dia 6 de dezembro poderá acompanhar, além da exposição dos produtos, o lançamento do livro "Costuras e Histórias do Vale do Paraíba", que traz um retrato do artesanato autoral do Vale da Paraíba (SP), e a exibição de vídeos sobre os projetos regionais.

"Essa é uma oportunidade para o público de São Paulo conhecer a riqueza cultural dessas regiões e, ao mesmo tempo, estimular a economia criativa, solidária e sustentável realizada por essas comunidades. São projetos que têm o objetivo de tornar o trabalho dos artesãos sustentável e símbolo da preservação de suas culturas", afirma Fausto Camargo, Gerente Executivo de Desenvolvimento Social da Suzano.

 
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Agenda

Observação pública no OMA será nesta quinta


Festival Gastronômico de S.Bárbara começa neste domingo


Praça do centro recebe Ameriart até sábado


CIEP do Bosque das Árvores abre as portas com Feira Jepp


'Feira do Luar' tem edição especial de Natal nesta quarta



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza