Agenda

Quarta tem pré Carnaval no Cambuí

Nem Sangue Nem Areia lança samba enredo no Macaxeira

Publicado em 2019-02-08 19:08:18 Atualizado em 2019-02-08 19:08:18 (449 visualizações)

A primeira apresentação pública do samba do tradicional bloco Nem Sangue Nem Areia para o Carnaval de 2019 está programado para o dia 13 de fevereiro, a partir das 19h, no Macaxeira Restaurante & Cachaçaria (Rua Maria Monteiro, 292, Cambuí). O tema escolhido para o desfile desse ano, marcado para o dia 24 de fevereiro, na Vila Industrial, foi "A Vila Vai Virar Sertão".

No comando da roda de samba estará Fabinho Azevedo, autor do samba vencedor no violão e voz, acompanhado de Bruna Volpi (voz e surdo), Silo Sotil (voz e pandeiro) e Gustavo Moscardini (cavaquinho e violão). A banda ainda interpretará um repertório repleto de clássicos do samba de raiz. Não haverá cobrança de couvert.

Camisetas do bloco, que esse ano foram estampadas com uma xilogravura do artista plástico Fabiano Carriero, estarão à venda por R$ 30 durante o evento, que marca oficialmente a parceria entre o Nem Sangue Nem Areia e o Macaxeira Campinas.

Para o Carnaval de 2019, o Nem Sangue Nem Areia prestará uma homenagem à comunidade nordestina. Segundo o último censo, quase 13% da população da Região Metropolitana de Campinas é composta por migrantes nordestinos, que deram contribuições tão relevantes em áreas como a economia, a política, a gastronomia, a cultura e o esporte.


Nem Sangue Nem Areia


Entre as décadas de 1940 e 1970, as ruas da Vila Industrial serviram como cenário para uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval campineiro: o bloco Nem Sangue Nem Areia, uma referência ao filme "Sangue e Areia", que estreou em 1941, protagonizado pelo galã Tyrone Power. A inspiração veio tanto pela influência da produção hollywoodiana quanto pelo fato de a Vila Industrial ser um bairro que abrigava matadouros e curtumes, o que fazia com que a passagem de rebanhos pelas ruas do bairro fosse uma cena comum.

Já transformado em escola de samba, o Nem Sangue Nem Areia fez seu último desfile em 1976, e retomou suas atividades em 2009, quando voltou a ser uma referência do Carnaval de rua da Vila Industrial e de Campinas.

O desfile do Nem Sangue Nem Areia em 2019 ocorre no dia 24 de fevereiro (um domingo antes do Carnaval), a partir das 13h. A concentração será na Rua Francisco Teodoro, em frente ao túnel de pedestres da Vila Industrial.


Macaxeira


A valorização dos sabores da culinária regional brasileira, aliada a um ambiente descontraído e elegante são as marcas registradas do Restaurante & Cachaçaria Macaxeira. A rede surgiu há três anos e já possui quatro unidades: Campinas, duas casas em São Paulo - Tatuapé e Itaim Bibi - e uma em Guarulhos.

Além de incluir em seu cardápio quitutes típicos da culinária nordestina, como carne seca desfiada com cebola roxa, costela suína marinada na cachaça, galinhada (servida com crispy de couve) e o tradicional baião de dois, o Macaxeira Campinas oferece opções diferenciadas de entradas, como o dadinho de tapioca, chips de macaxeira e a já famosa barrinha de cereal, um pedaço generoso de panceta macia e crocante.

Merece uma atenção toda especial o cardápio de caipirinhas e cachaças da casa. As caipirinhas vão muito além das opções tradicionais e as frutas brasileiras ganham protagonismo. Entre elas estão a Sabor do Sertão (cachaça, polpa de cajá, mexerica e manjericão), a Arretadinha (lima da pérsia, capim santo e carambola) e a de caju, limão cravo e mel de abelha silvestre.

Com projeto do renomado arquiteto Otávio de Sanctis, a Cachaçaria & Restaurante Macaxeira Campinas tem capacidade para receber até 150 pessoas, em seu salão principal, no balcão e na ampla varanda que cerca o local. Ao chegarem à casa, os clientes recebem fitinhas do Senhor do Bonfim para que amarrem na cerca em torno da casa, algo que já se tornou uma tradição da rede.

O Macaxeira Campinas funciona de segunda a sábado, das 12h às 24h; e aos domingos, das 12h às 18h. De segunda a sexta, a casa mantém happy hour, das 17h às 20h, com double caipirinha. O Macaxeira aceita todos os cartões de crédito e de débito e possui serviço próprio de vallet.


Serviço

Lançamento Oficial do Samba Enredo do Nem Sangue Nem Areia

Macaxeira Restaurante & Cachaçaria

Rua Maria Monteiro, 292, Cambuí. Campinas

13 de fevereiro de 2019 (quarta-feira)

A partir das 19h

Mais informações com Paulo Reda (99202-0691) ou Roberto Cardinalli (99182-7760)
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Agenda

Bee Gees Brazil se apresenta no Tivoli Shopping


Passeio de rolimã no domingo nas três pistas


Maratona 'Foco no Esporte' acontece domingo em S.Bárbara


Nova Odessa tem mostra de música e dança nesta quinta


Festival Santa Dança de S.Bárbara começa sexta



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza