8,5 mil foram votar no Conselho Tutelar

Sumaré elegeu no último domingo (6) os novos conselheiros tutelares. E os cinco candidatos eleitos tiveram boa votação: Rodrigo Almeida da Silva (1.204 votos), Michel Roberto Passos de Oliveira (938), Sandra Barriquelo (781), Ricardo Mendes Tomaz (742) e Juliana de Oliveira C. dos Santos (738). A previsão de posse é janeiro de 2020. Outras duas candidatas também foram bem votadas, e ficaram para suplentes – Edna Rodrigues dos Santos (595) e Sheila de Souza (581). Ao todo, 8.450 eleitores compareceram às urnas. O conselheiro tutelar, no efetivo exercício da sua função, receberá como remuneração a importância de R$ 3.051,50 (brutos) por 40 horas semanais de trabalho.
Bom lembrar que antes da eleição os treze candidatos tiveram que participar do processo seletivo, composto por prova e avaliação psicológica. E tiveram que preencher alguns pré-requisitos, como: residir no município de Sumaré há pelo menos dois anos, ser maior de 21 anos de idade, ter concluído o Ensino Médio, comprovar experiência de, no mínimo, dois anos de trabalho com crianças e adolescentes, e ter reconhecida idoneidade moral, devidamente comprovada por certidões negativas expedidas pelos Cartórios Distribuidores Cíveis e Criminais, em âmbito Estadual e Federal da Comarca, bem como de decisões judiciais transitadas em julgado.
Criados em 1990 pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), os conselhos tutelares têm a tarefa de garantir os direitos da população de até 17 anos. A atuação do órgão ocorre diante de uma situação de ameaça ou de violação dos direitos, com o objetivo de proteger a criança ou o adolescente que está em situação de vulnerabilidade. O conselho não é responsável por atender as crianças e, sim, atuar para que os órgãos responsáveis realizem o atendimento.
???O Conselho Tutelar tem uma função primordial, pois cabe a ele receber e acompanhar casos de crianças ou adolescentes que estejam com seus direitos ameaçados ou violados. O conselheiro tutelar pode, inclusive, recorrer à Justiça, para que o órgão responsável tome as providências???, disse o prefeito Luiz Dalben.
O Conselho Tutelar de Sumaré fica na Rua Ipiranga, nº 73, Centro.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE