19 de abril, Dia do Índio

A Secretaria de Meio Ambiente de Americana, dando continuidade ao projeto ???Comemorando e Preservando???, que tem apoio do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d???Oeste), está divulgando o Dia do Índio comemorado em 19 de abril.

DIA DO ÍNDIO
No dia 19 de abril, é celebrado o Dia do Índio, uma homenagem à ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira. Essa data foi estabelecida em 1940 no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.
No início do século XX, despertou-se um interesse muito grande por essas etnias, sobretudo com o desenvolvimento da antropologia que se dedica aos estudos das chamadas ???culturas primitivas???. 
No Brasil, muitas tribos praticam ritos de passagem, que marcam a passagem de um grupo ou indivíduo de uma situação para outra. Tais ritos se ligam à gestação e ao nascimento, à iniciação na vida adulta, ao casamento, à morte e a outras fases da vida. Poucos povos acreditam na existência de um ser superior (supremo); a maior parte acredita em heróis místicos, muitas vezes em dois gêmeos, responsáveis pela criação de animais, plantas e costumes.
Os povos indígenas contemporâneos estão espalhados por todo o território brasileiro. Vários desses povos também habitam países vizinhos. No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu usufruto exclusivo. As chamadas Terras Indígenas somam, hoje, 699.
Nos estados da Amazônia Legal brasileira a população de pessoas indígenas, conforme o Censo IBGE 2010, é de 433.363 (somando os estados Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e Maranhão – desconsiderando que apenas parte do Maranhão é Amazônia Legal, uma vez que os dados divulgados do Censo não possibilitam esse recorte apurado).
O reconhecimento das Terras Indígenas por parte do Estado (processo de demarcação) é um capítulo ainda não encerrado da história brasileira. Muitas delas estão demarcadas e contam com registros em cartórios, outras estão em fase de reconhecimento; há, também, áreas indígenas sem nenhuma regularização. Além disso, diversas tribos estão envolvidas em conflitos e polêmicas.
A celebração do Dia do Índio tem como propósito também a preservação da memória e a reflexão crítica na sociedade sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações europeias no continente americano. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE