Edit

10 cursos mais procurados na internet para fazer em casa

Cursos de EAD (Ensino à Distância) não são uma novidade, mas durante a pandemia, sua busca online se intensificou. De acordo com a pesquisa realizada pela ABED, em 2018 já eram quase 10 milhões de pessoas fazendo cursos online. De lá para cá, a procura por eles cresceu em 30%.

Os motivos são os mais variados: para incrementar o currículo, se aperfeiçoar no trabalho ou simplesmente aprender uma habilidade nova. O fato é que os cursos à distância, realizados na segurança do lar ou de onde o estudante preferir, se tornaram a única forma para seguir aprendendo nesse período.

Quais as vantagens de fazer um curso online?

Realizar um curso online exige muita disciplina por parte do estudante, mas apresenta ótimas vantagens. Confira cinco vantagens que irão te motivar a procurar e começar um:

  • flexibilidades de horários para estudar quando quiser, encaixando a atividade na sua rotina;
  • fácil acesso ao conteúdo nas plataformas dos cursos, basta ter um computador ou smartphone conectado à internet;
  • pode repetir a mesma aula quantas vezes quiser, para melhorar sua compreensão em alguma matéria;
  • não há perda de tempo de deslocamento ou risco de perder a aula por ficar preso no trânsito, fazendo com que você aproveite melhor seu tempo;
  • cursos online costumam ter um custo mais acessível do que cursos presenciais.

Quais os cursos mais procurados?

Com o crescimento das buscas, listamos aqui dez dos cursos mais procurados na rede. Quer saber quais são? Continue lendo.

Cientista de dados

Uma profissão que vem cada vez mais se popularizando, os cursos de cientistas de dados são ideais para quem pretende seguir essa carreira em pleno crescimento no mercado tecnológico e em grandes empresas.

Suas habilidades são essenciais na coleta de informações online dos usuários, o que ajuda em tomadas de decisões para atingir seu mercado desejado de forma mais assertiva. Assim, o cientista de dados se tornou uma carreira bastante requisitada e bem remunerada.

Marketing digital

Canais online, como email e redes sociais, por exemplo, se tornaram extremamente importantes para divulgar uma marca ou um produto nas redes. Os profissionais de Marketing Digital estudam diversas áreas, visando identificar e atingir o público-alvo, as necessidades e objetivos do cliente.

Dentre as carreiras disponíveis, o profissional desta área cria estratégias e ações com valor através de uma comunicação por diferentes canais. Aprender sobre as diversas formas de distribuição e construir um relacionamento forte com o cliente são essenciais para quem deseja seguir as muitas carreiras envolvidas com o marketing digital.

Idiomas

Os cursos de idiomas se tornaram muito importantes durante a pandemia, tanto para crianças que já praticavam quanto para profissionais que querem dar uma incrementada no currículo. Começar um curso de inglês online, ou de espanhol, as duas línguas mais pedidas no mercado de trabalho, podem ajudar a alçar novos voos na carreira e na vida.

Escolha um curso online que ofereça uma imersão total no idioma, com professores capacitados para tirar suas dúvidas e ajudá-lo na prática.

Desenvolvimento de sistemas

Com o crescimento das tecnologias relacionadas à internet, o mercado para profissionais de TI está muito aquecido. Durante a pandemia, diversos negócios tiveram que migrar para o ambiente digital, ou mesmo digitalizar seus processos, o que tornou esse profissional bastante requisitado.

Empreendedorismo

O sonho do negócio próprio cresceu entre os brasileiros. Em 2021, o Brasil bateu seu próprio recorde de nascimento de novas empresas, foram mais de 1,5 milhão de novos MEI, o que dá uma média de um novo negócio surgindo a cada dois segundos.

Por isso, cursos de empreendedorismo voltados para “como abrir um negócio” ou “finanças”, por exemplo, são ótimos para aqueles que querem trilhar por esse caminho mas não possuem o conhecimento necessário para gerir um negócio. 

Gestão de projetos

Saber atuar com gestão de projetos é ótimo para quem deseja planejar projetos de forma mais consistente e segura. O curso aborda conceitos e exemplos práticos de como idealizar e executar um objetivo, passando por diferentes etapas até o final.

Além disso, a gestão de projetos ajuda em ter uma melhor comunicação com o cliente e na transparência das entregas que você precisa executar, tornando o projeto mais eficiente.

Gestão estratégica

Para gerir uma empresa é necessário ter uma visão geral das atividades dela. Um curso de gestão estratégica profissionais que buscam aprender e ampliar essa visão,  ajuda a analisar e discutir diferentes processos da companhia.

Além de ser ótimo para ser capaz de executar uma análise SWOT, para entender os pontos fortes e fracos de um negócio, e aprender a planejar e executar uma estratégia de sucesso para atender as necessidades do mercado em que atua.

Comunicação Interpessoal

Você tem o currículo perfeito para aquela vaga que tanto quer, e vai para a entrevista de emprego. Parece que tudo sairá bem, mas você não consegue se expressar direito sobre suas habilidades. Acredite, isso é mais comum do que imagina.

Ótimo para pessoas que querem se comunicar com mais segurança, a comunicação interpessoal visa ensinar habilidades como eficácia na comunicação e o conceito de liderança para promover a troca de informação oral e escrita mais assertiva,  para obter melhores relacionamentos e se expressar melhor no ambiente de trabalho.

Finanças pessoais

Nesse período de pandemia, o brasileiro passou a dar muita importância a se organizar financeiramente, seja para acabar com as dívidas, seja para fazer o salário render melhor durante o mês sem precisar recorrer a familiares ou a bancos para empréstimos, ou para se organizar para realizar algum sonho sem prejudicar sua renda mensal.

Além de aprender mais sobre educação financeira, o brasileiro também passou a procurar cursos sobre o mercado de ações e outros tipos de investimentos. Só esse ano, a B3 registrou mais de 3,5  milhões de novos investidores pessoa física, uma alta de 55% entre 2020 e 2021. Isso mostra como as pessoas estão dispostas a aprender para melhorar sua condição financeira.

Exercícios e cuidados com a saúde

Visando melhorar sua qualidade de vida, a pandemia também fez com que os brasileiros buscassem mais cursos online voltados para o bem-estar, como técnicas de relaxamento e exercícios que podem ser praticados em casa, e cuidados para uma alimentação saudável, por exemplo.

Também cresceu a procura por cursos para combater o estresse e ansiedade no ambiente profissional, já que, durante o período antes e durante a quarentena imposta, uma pesquisa mostrou que 74% das empresas brasileiras destacavam a importância da saúde mental e manutenção do bem-estar no profissional.

Qual é o melhor curso online para se fazer?

Isso varia de acordo com seus objetivos, mas o que é senso comum é que realizar um curso à distância, seja para incrementar o currículo ou simplesmente para ter uma nova habilidade, é sempre bem-vindo.

Então procure o curso com o qual você mais se identifica em uma instituição que apresente uma metodologia séria, seja reconhecida no mercado e conte com um suporte para suas dúvidas e material didático claro para que seu aproveitamento seja o melhor possível.

 Arregace as mangas e comece de uma vez.

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE