Capivara anda 2 km por ruas de SB e chega à ETA 2
Monday, January 23, 2012 1:27:51 PM
Uma capivara não quis saber do movimento urbano e andou por dois quilômetros pelas ruas de Santa Bárbara d’Oeste até chegar à ETA (Estação de Tratamento de Água) 2, na Vila Aparecida. O animal saiu de uma área de várzea, na região da Usina Santa Bárbara, cortou a rodovia SP-306 (SB-Iracemápolis), percorreu trechos das avenidas Monte Castelo e João Ometto, além de outras vias públicas, até atingir a ETA, onde foi capturada por guardas do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda Civil, que a levaram de volta para seu habitat.

O exemplar do maior roedor da fauna brasileira tratava-se de uma fêmea, pesando mais de trinta quilos, aparentemente normal, mas um pouco acuada por estar em local estranho. A presença do animal na ETA II - local totalmente fechado com grades e alambrados metálicos – causou surpresa aos funcionários daquele setor do DAE.
Segundo o subinspetor do GPA, Reinaldo Nascimento Santos, “a capivara anda bastante, no período noturno em busca de alimento, sempre em grupo e as mais jovens, caso dessa que apareceu na ETA do DAE, podem se perder e acabam não achando a rota de volta, principalmente devido às luzes e aos faróis das carros, diante dos quais ficam inertes e perdidas”. Lembra ainda que está se tornando frequente a presença de animais na cidade e que na semana passada foi a vez de capturar um gamba, presente na Escola Estadual Comendador Emílio Romi, ao lado do Fórum e próxima daquela ETA.