Tecnologia

Tecnologia ajuda a manter hidratação no Inverno

App para smartphone calculam necessidades diária

Publicado em 2018-06-12 19:00:02 Atualizado em 2018-06-12 19:00:02 (262 visualizações)

O Inverno só começa às 7h07 do próximo dia 21, mas o corpo já começa a sentir os efeitos da mudança da estação. O frio e a baixa umidade, característicos da temporada, ressecam as mucosas, deixando o organismo mais vulnerável a doenças respiratórias como rinite e asma, alergias de pele e sangramento nasal.    Nesta época, com as temperaturas em queda, também é comum sentir menos sede e muitas pessoas simplesmente se esquecem de beber água, alerta o médico nefrologista Marco Karam, do Instituto Nefrológico de Campinas (INC Nefro). Por isso, afirma o especialista, o cuidado com a reposição de líquidos deve ser redobrado.

A boa hidratação, explica Karam, é fundamental para a saúde em geral e ainda mais importante para os idosos, que se desidratam facilmente, e para as pessoas com histórico de doença renal ou predispostas a problemas nos rins. Beber água em quantidade suficiente e intervalos regulares contribui para não sobrecarregar o órgão e manter seu funcionamento adequado, com a filtragem e eliminação de toxinas do organismo.
   
A tecnologia é uma grande aliada para “lembrar” de se hidratar corretamente. Vários aplicativos para smartphones, disponíveis para os sistemas Android e IOS, calculam as necessidades com base em dados informados pelo usuário, ajudam a monitorar a quantidade consumida e soam o alarme quando está na hora de encher o copo para cumprir a meta diária.

    Confira:
1.    Beber água

O app tem uma calculadora que indica a quantidade necessária por dia, de acordo com o peso informado, e envia notificações com lembretes para beber água. Também tem gráficos para acompanhar o histórico de consumo e avisa quanto falta para chegar ao volume ideal.

Disponível para IOS e Android. Gratuito, com oferta de compras no app.

2.    Beba Água Aquário

Permite acompanhar o consumo diário de água com um aquário virtual, com quatro opções de tema para decorá-lo. Envia lembretes e, a cada gole, um peixe dança. Novos peixes são adicionados com o tempo, conforme o usuário vai se hidratando. Oferece histórico diário e alarme.
Disponível para IOS e Android. Gratuito, com oferta de compras no app.

3. Aqualert

Calcula a ingestão diária de água com base no gênero, peso e nível de atividade. Envia notificações e lembretes. Exibe gráficos do nível de hidratação e consumo diário, e calcula quantas porções faltam. Oferece histórico e anotações automáticas do porquê se manter hidratado, de quando se está hidratado e quando o usuário bebe mais água do que a meta.
Disponível para IOS e Android. Gratuito, com oferta de compras no app.

4.    Hydro Coach

O app calcula o consumo de água adequado com base em fatores como idade, peso, sexo e estilo de vida. O usuário pode selecionar o tipo de copo que costuma usar mais (há mais de 80 opções) e o aplicativo avisa quando chegou a hora de enchê-lo novamente. Dá para acompanhar o consumo diário e gráficos com estatísticas mensais e semanais que mostram como está o hábito de beber água. Os resultados podem ser compartilhados com amigos. Funciona no smartwatch e possibilita sincronização com conta do Google.
Disponível apenas para Android. Gratuito, com oferta de compras no app. Também tem versão “pro”, paga.

5.    Saldo de Água

O App calcula o volume de água a partir de informações como sexo, peso e nível de atividade e envia notificações quando está na hora de repor o líquido. Apresenta estatísticas em gráficos, traz dicas sobre o consumo de água e dá “prêmios” para motivar os usuários que atingem a meta. Além de água, traz mais opções de bebidas, como chá, café, leite, suco, vinho, entre outras. O app suporta Apple Watch e funciona integrado com o Apple Health.

Disponível apenas para IOS. Gratuito, com oferta de compras no app.

SAIBA MAIS – Como calcular o consumo adequado de água

A quantidade de água para manter a hidratação adequada do corpo varia de pessoa para pessoa. Em geral, fica em torno de 2 a 3 litros por dia. A reposição deve ser feita, em média, de três em três horas.
A conta é simples: é preciso ingerir 35 mililitros (ml) por quilo (kg), portanto, basta multiplicar o peso por 35.
Exemplos:
Uma pessoa que pesa 70kg deve beber 2.450ml de água por dia.
Já a média ideal para uma pessoa que pesa 50kg é de 1.750ml diários.

Fonte: Instituto Nefrológico de Campinas (INC Nefro)

SAIBA MAIS – Sintomas da desidratação

Leve
Sede
Cansaço e sonolência
Tontura
Dor de cabeça
Diarreia
Vômito
Média
Elevação da temperatura do corpo
Pele e boca secas
Fadiga acentuada
Taquicardia

Severa
Frio
Confusão mental
Desorientação
Convulsões
Queda de pressão

Fonte: Instituto Nefrológico de Campinas (INC Nefro)
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Tecnologia

Projetos universitários mudam realidade do Brasil


App: Rede social premia vídeos populares


Fintechs, desafios, segredos e seu banco


OMA retoma sessão de observação após feriado


Já vazaram novos iPhones



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza