Tecnologia

OMA: Prédio reconhecido como modelo sustentabilidade

Unidade passou por reforma no ano passado

Publicado em 2017-04-20 16:30:02 Atualizado em 2017-04-20 16:30:02 (180 visualizações)

Com a reforma realizada no ano passado, o Observatório Municipal de Americana (OMA), além de um centro difusor de conhecimento e promoção da educação científica, se firmou com uma edificação modelo no quesito sustentabilidade, atendendo a vários parâmetros preconizados pelo Programa Município VerdeAzul, projeto lançado em 2007 pelo governo estadual com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

Entre as melhorias implementadas no imóvel, e que conferem ao prédio do OMA o status de modelo de sustentabilidade, estão acessibilidade externa para idosos e portadores de necessidades especiais, acessibilidade interna (banheiro adaptado a idosos e portadores de necessidades especiais), iluminação de LED, iluminação de LED e presença de balizadores no jardim, pisos e paredes de cores claras, itens de segurança, piso drenante, iluminação natural, escultura elaborada com restos metálicos da construção, corrimão, jardim (área permeável), lixeiras de separação de resíduos e relógio solar. 

O Observatório Municipal de Americana (OMA) foi inaugurado em 1985. Em 2010, foi interditado devido a problemas estruturais. Em 2016, a atual gestão da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a empresa Santo André Empreendimentos, iniciou uma reforma e, após seis anos fechado, o local foi reaberto para visitação pública. As visitas ocorrem sempre às sextas-feiras, das 19 às 22 horas, exceto quando as condições atmosféricas são desfavoráveis. O acesso se dá pelo portão principal do Jardim Botânico. A entrada é gratuita, e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3407 2985. 

Município VerdeAzul – O intuito do programa é auxiliar as prefeituras do Estado de São Paulo na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. Dez diretivas norteadoras compõem a agenda ambiental com os seguintes temas estratégicos: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos. Edificação modelo, item no qual o prédio do OMA se encaixa, é um dos quesitos das diretivas. 

A cada ano, é publicado o Ranking Ambiental dos municípios paulistas, resultante da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA - é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Tecnologia

Carro elétrico da Unicamp busca nova vitrine


Empresários apostam em fone de ouvido nacional


Segredos dos avaliadores de carros no Brasil


Minecraft Tour atração no Tivoli Shopping


CIBiogás lança biblioteca digital


© 2009-2017. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza