Tecnologia

OMA: Prédio reconhecido como modelo sustentabilidade

Unidade passou por reforma no ano passado

Publicado em 2017-04-20 16:30:02 Atualizado em 2017-04-20 16:30:02 (201 visualizações)

Com a reforma realizada no ano passado, o Observatório Municipal de Americana (OMA), além de um centro difusor de conhecimento e promoção da educação científica, se firmou com uma edificação modelo no quesito sustentabilidade, atendendo a vários parâmetros preconizados pelo Programa Município VerdeAzul, projeto lançado em 2007 pelo governo estadual com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

Entre as melhorias implementadas no imóvel, e que conferem ao prédio do OMA o status de modelo de sustentabilidade, estão acessibilidade externa para idosos e portadores de necessidades especiais, acessibilidade interna (banheiro adaptado a idosos e portadores de necessidades especiais), iluminação de LED, iluminação de LED e presença de balizadores no jardim, pisos e paredes de cores claras, itens de segurança, piso drenante, iluminação natural, escultura elaborada com restos metálicos da construção, corrimão, jardim (área permeável), lixeiras de separação de resíduos e relógio solar. 

O Observatório Municipal de Americana (OMA) foi inaugurado em 1985. Em 2010, foi interditado devido a problemas estruturais. Em 2016, a atual gestão da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a empresa Santo André Empreendimentos, iniciou uma reforma e, após seis anos fechado, o local foi reaberto para visitação pública. As visitas ocorrem sempre às sextas-feiras, das 19 às 22 horas, exceto quando as condições atmosféricas são desfavoráveis. O acesso se dá pelo portão principal do Jardim Botânico. A entrada é gratuita, e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3407 2985. 

Município VerdeAzul – O intuito do programa é auxiliar as prefeituras do Estado de São Paulo na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. Dez diretivas norteadoras compõem a agenda ambiental com os seguintes temas estratégicos: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos. Edificação modelo, item no qual o prédio do OMA se encaixa, é um dos quesitos das diretivas. 

A cada ano, é publicado o Ranking Ambiental dos municípios paulistas, resultante da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA - é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Tecnologia

App mostra imposto pago 'lá fora'


7 pecados capitais da era digital


Cabo vai ligar Brasil e África


Empresa prega 'fim do papel' e cresce


As máquinas brasileiras e o momento tech



© 2009-2017. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza