Tecnologia

Pesquisa revela tempo para detectar e solucionar falhas de segurança

Artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do Novo Momento

Publicado em 2015-10-31 10:25:01 Atualizado em 2016-11-22 16:14:41 (2021 visualizações)

A pesquisa "Incident Response: What's Working and How to Be More Proactive" (Resposta a Incidentes: O Que Está Funcionando e Como Ser Mais Proativos), realizada pelo SANS Institute, coletou dados referentes a capacidade e velocidade de resposta a falhas dos especialistas em segurança. É pertinente lembrar que quanto mais tempo uma brecha permanece sem solução, mais estragos hackers podem realizar, prejudicando assim a plataforma e os usuários.
 
Tempo Médio de Resolução
Os resultados obtidos têm como base as respostas de 507 entrevistados, um grupo formado por analistas de segurança, CSOs e CIOs.
Dos entrevistados, 37% afirmaram que levam, em média, menos de 24 horas para remediar uma brecha no sistema. Para 36%, um dia é o tempo para a resolução de um problema - esse número, em especial, representa uma melhora no setor em relação a 2014, quando 30% dos entrevistados se encaixavam na categoria. Por fim, conclui-se que 27% dos profissionais precisam de um tempo superior a 24 horas para soluções.

Desenvolvimento a Passos Lentos
Para os especialistas entrevistados, as melhorias apresentadas pelo setor estão relacionadas ao aumento de ferramentas automatizadas. Em contrapartida, ainda sentem falta de mais automação e integração. O aumento dessas ferramentas indica que o setor e seus processos estão, mesmo que modestamente, amadurecendo, o que pode ser confirmado também pelo surgimento de cargos mais específicos, como analista de inteligência (intelligence analyst), líder de equipe CERT (CERT team leader), gerente de incidentes/problemas (incident/problem manager), arquiteto de segurança de TI (IT security architect) e gerente de engajamento (engagement manager).
Os profissionais creem que ainda há uma longa estrada pela frente, pois carecem de habilidades, tecnologia, automação e integração entre sistemas que não estão atrás do firewall da rede, como aplicativos hospedados em nuvens ou em dispositivos móveis.
A pesquisa afirmou ainda que os principais impedimentos para o crescimento do setor são a falta de visibilidade dos sistemas; incapacidade de distinguir incidentes de comportamentos normais; demasiado tempo necessário para remediação e falta de ferramentas.
 
Cuidando de Seus Dados e do Computador
Os especialistas são fundamentais para a segurança de rede, mas os usuários também devem se esforçar para proteger seus computadores. O primeiro passo para iniciar o processo de defesa é baixar um bom antivírus, uma vez que esse software foi especialmente desenvolvido para cuidar do utilizador e do dispositivo contra malwares e spywares. O programa realiza varreduras, verificação de links e aplicativos suspeitos, além de emitir um alerta  sempre que a integridade de seus dados for ameaçada.

Imagens: CBMW e Top HD Gallery
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Tecnologia

Empresas devem se proteger contra Fake News


Snapchat entra no clima do Mundial


Looke abre vagas para área de desenvolvimento de app


Uber avança com pré-pago


Rússia 2018 será o mundial dos apps



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza