Saúde

Zera Fila faz 150 mil atendimentos nas UBSs

Adotando novo modelo

Publicado em 2018-06-11 20:58:26 Atualizado em 2018-06-11 20:58:26 (330 visualizações)

Um novo modelo, uma nova realidade. A nova forma de atendimento vem sendo implantada há pouco mais de um ano pela Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) se consolida a cada dia. A inovação, que permite aos pacientes serem atendidos no mesmo dia em que são acolhidos nas unidades, já é realidade em cinco postos médicos do Município e alcançou a marca de mais de 150 mil atendimentos.

Primeira unidade a adotar o acesso avançado, a UBS do Jardim São Fernando, após pouco mais de um ano, já registrou 47.981 procedimentos. No Jardim Esmeralda, em 10 meses foram registrados 48.720 procedimentos. Já no Planalto do Sol 2, em pouco mais de sete meses de implantação do novo modelo, foram registrados mais de 25 mil procedimentos.

Em 2018 a inovação chegou a mais duas unidades. Em março o novo modelo foi implantado na UBS do 31 de Março, que em pouco mais de três meses registrou aproximadamente 16 mil procedimentos. No mês de abril foi a vez da UBS do Mollon, que após pouco mais de dois meses já registra 10 mil procedimentos.

 "Zera Fila Meu Bairro"

A Prefeitura também segue com os atendimentos do Programa "Zera Fila Meu Bairro" no Jardim Esmeralda. A iniciativa faz parte da segunda etapa do "Zera Fila da Saúde" e ocorre na Unidade Intensiva instalada em frente ao Pronto Socorro "Dr. Afonso Ramos". Em maio foram realizados 375 atendimentos e procedimentos no local, entre consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, com destaque para 36 cirurgias de catarata. Os pacientes atendidos na Unidade são agendados pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde.

"Essa é a nova fase do Zera Fila. Superada toda aquela demanda histórica acumulada durante anos agora vamos fazendo o acompanhamento e a rotina do dia a dia, levando essa iniciativa para dentro dos bairros. Esse é um sinal de que queremos a cada dia estar mais perto das pessoas. Além do acolhimento e humanização feitos pelos profissionais que começam a criar um relacionamento com a população. São médicos e enfermeiros que comecem as pessoas pelo nome, que cuidam da saúde deles", frisou o prefeito Denis Andia.

Criado em abril de 2017 pelo prefeito Denis Andia para zerar filas históricas no município, o Programa Zera Fila da Saúde realizou no período de um ano cerca de 95 mil procedimentos, entre exames, consultas e cirurgias. Desde que foi lançado em abril de 2016, foram zeradas as filas históricas de ressonância magnética, tomografia, ultrassom, endoscopia, ecocardiograma, oftalmologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, vascular, neuropediatra e mais 20 especialidades.

Para atender toda a demanda foi disponibilizada uma ampla estrutura, que inclui o Centro Médico de Especialidades, Hospital Santa Bárbara, unidades hospitalares fora do município e a Unidade Intensiva que estava instalada ao lado do Terminal Urbano e agora atende nos bairros.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Saúde

Mais de 60% da população brasileira é sedentária


SP supera meta da campanha e vacina mais de 95% das crianças


Vacinação sarampo e pólio termina hoje


Campanha de Vacinação segue até sexta-feira


Bill entrega nova UBS do Alvorada



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza