Saúde

Visitas fazem bem para saúde física e mental dos idosos

Lar dos Velhinhos de Campinas registra queda no número de visitantes em datas comemorativas

Publicado em 2018-05-16 17:00:06 Atualizado em 2018-05-16 17:00:06 (186 visualizações)

Com o aumento da expectativa de vida, o mundo observa a população idosa cada vez mais solitária. Embora esse sentimento possa recrutar para suas fileiras pessoas de qualquer idade, o idoso está na linha de frente. Por isso, o Lar dos Velhinhos de Campinas estimula e valoriza as visitas para seus moradores, seja ela para um simples abraço ou até para uma calorosa conversa. As visitas e o contato com as pessoas têm a capacidade de melhorar a saúde mental e física dos idosos.

Nos últimos anos, diversos estudos têm apontado uma forte associação entre a solidão e a incidência de doenças crônicas em idosos. Pesquisadores da Universidade de Chicago descobriram que o isolamento pode aumentar o risco de morte em 14% nas faixas etárias mais avançadas. O estresse provocado por essa sensação induz respostas inflamatórias nas células, afetando, entre outras coisas, a produção dos leucócitos, estruturas que defendem o organismo de infecções.

Outra pesquisa, da Universidade de Brigham Young, comparou estatísticas de mortalidade e constatou que a solidão é tão prejudicial à saúde quanto o tabagismo e o alcoolismo. Pesquisadores concluíram que a solidão aumenta em 29% o risco de doenças coronarianas e em 32% o de acidentes vasculares.

O Lar dos Velhinhos de Campinas tem registrado queda no número de visitantes em datas de celebrações familiares, se comparadas com as visitas recebidas em dias comuns. Porém, nota-se a imprescindível participação da comunidade para reverter esse quadro. De uns anos para cá, as visitas no Dia das Mães, pouco a pouco, vêm aumentando, muito por conta de ações voluntárias que se mobilizam para dedicar parte de seu dia para homenageá-las.

Engana-se quem pensa que é preciso dispensar horas e horas para visita-los, trinta minutos de um bom papo; um abraço e um provável até breve, pode ser tudo o que faltava para tornar o dia de alguém mais feliz e completo.

 
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Saúde

Caminhão: Médico apoia greve, mas faz ressalvas


Crise afeta transporte de doentes


Saúde faz 'mutirão' de Oftalmologia neste sábado


Mitos e verdades das alergias respiratórias


70% dos brasileiros se automedicam



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza