Geral

A Rússia que você não vai ver na Copa

Por Oscar D'Ambrosio

Publicado em 2018-06-14 09:10:12 Atualizado em 2018-06-14 09:10:12 (204 visualizações)

'Sob nuvens elétricas' é um filme que, ambientado em 2017, um século após a Revolução Bolchevique, mostra uma Rússia que não aparecerá na Copa do Mundo. O diretor Alexey German Jr. conta a história de diversos personagens que apresentam facetas de um império esfacelado.

A grande metáfora é a de um prédio inacabado cujo arquiteto tenta inutilmente dar fim à própria vida. É criada uma galeria de seres perdidos em si mesmos e perante o mundo. O fato de o projeto do edifício ser diversas vezes retomado ao longo do filme reforça as discussões sobre o sentido da arquitetura, da arte e da vida numa sociedade em escombros.

Há, por exemplo, o imigrante que não fala russo e não consegue sequer consertar um aparelho eletrônico e o acadêmico poliglota que precisa trabalhar como guia turístico e pede dinheiro emprestado para comprar um laptop. Essa relação entre capacidades intelectuais e demandas tecnológicas é onipresente, num mundo em que a droga e a morte rondam.

A justaposição de dores que o diretor mostra constitui fragmentos de um todo estilhaçado, em que as fronteiras entre viver e morrer, e entre criar e ser levado pelos acontecimentos, adquirem nuanças indefiníveis. Os vivos parecem estar mortos e alguns mortos estão muito presentes, como Lenin e Stalin. Para ver, rever e pensar (muito)!

Oscar D'Ambrosio, mestre em Artes Visuais, doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Geral

Alckmin vê PT no 2oT e diz que só ele bate Haddad


Propaganda enganosa morre após ação da Gama


Detran alerta sobre limite de passageiros em veículos


Amoedo acusa 'turma do Bolsonaro' de espalhar fakenews


Campinas ganha seu primeiro makerspace



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza