Geral

China libera a Xi Jinping governo vitalício

Vai ter que disputar eleições

Publicado em 2018-03-11 11:39:37 Atualizado em 2018-03-11 11:41:06 (1067 visualizações)

(Reuters) - A China eliminou os limites para o mandato presidencial da sua Constituição neste domingo, dando ao presidente Xi Jinping o direito de permanecer no cargo indefinidamente e confirmando o seu status como o líder mais poderoso do país desde que Mao Zedong morreu, há mais de 40 anos.

O Partido Comunista no governo da China anunciou a proposta de alteração apenas no mês passado e nunca houve dúvidas de que seria aprovada, já que o parlamento está repleto de membros leais ao partido que não se opunham à proposta.

As alterações também incluem a inserção da teoria política de Xi na Constituição, algo que já foi adicionado ao estatuto do partido em outubro no final de um congresso, uma façanha que nenhum outro líder desde Mao havia conseguido enquanto estava no cargo. Além disso, foram incluídas cláusulas para dar um suporte legal a um novo super departamento anticorrupção.

Apenas dois votos “não” foram emitidos, com três abstenções, entre quase 3.000 deputados.

Os repórteres foram levados por um breve período ao Grande Salão do Povo, enquanto os deputados preenchiam suas cédulas, e puderam assistir os deputados depositando os votos, um por um, em grandes urnas vermelhas ao redor da sala.

Xi foi primeiro a votar, no pódio na frente do salão, seguido pelos outros seis membros da elite do comitê permanente do partido, que administra a China.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Geral

Fatec Sumaré abre novos cursos


Até Sheherazade detona Bolsonaro


Vai faltar água esta quarta


Alemanha estreia 1º trem a hidrogênio


A ingenuidade de permitir o crescimento de Bolsonaro



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza