Gastronomia

Receitas pra comer com cerveja

Carnes e mais

Publicado em 2017-08-12 19:30:02 Atualizado em 2017-08-12 19:30:02 (937 visualizações)

Variedades importadas acrescentaram mais opções para a degustação do precioso líquido à base de malte, considerado tão antigo quanto a civilização
 
Unanimidade nacional, a cerveja marca presença no dia a dia dos brasileiros, seja na hora de relaxar ou em ocasiões festivas. Não se sabe exatamente como surgiu a celebrada combinação de malte e lúpulo, mas registros indicam que sua produção tenha iniciado há pelo menos 4 mil anos no Oriente Médio. Hoje, são oferecidas cerca de 20 mil marcas e há um Dia Internacional da Cerveja, criado em 2007 na Califórnia e comemorado na primeira sexta-feira de agosto em mais de 50 países, inclusive no Brasil. A chegada por aqui das variedades importadas ampliou o leque de opções deliciosas, algumas tão especiais que fazem sucesso até mesmo como parte de receitas diferenciadas ou presente para agradar em cheio os pais em seu mês.
 
"A cerveja é uma bebida versátil, combina com os mais diversos cardápios e agrada a todos os paladares, já que a variação no teor alcóolico, na quantidade e tipo de malte e até mesmo na adição de ingredientes originais para conferir aroma e sabor, possibilita que cada um escolha a que mais se adequa a seu estilo", destaca o sommelier do Oba Hortifruti, Ricardo de Paula Custódio.
 
Com tantas opções, a escolha pode ser mais difícil, mas o especialista indica algumas preciosidades da adega do Oba. "A dinamarquesa Harboe dispõe da versão Extra Strong, forte e marcante com volume alcoólico de 12%, da Gold, com maltes escuros com uma doçura agradável que casa bem com o amargor do lúpulo, e da Pilsner, leve e refrescante", recomenda Custódio. "Já a alemã Darguner apresenta uma sensação suave e aroma frutado de cravo, com mais de 50% de maltes de trigo, cevada e caramelo", revela. "Outra ótima seleção é a polonesa Van Pur Premium, com ingredientes naturais e tonalidade dourada", conclui o sommelier.
 
Dicas
 
- Para acertar na quantidade, calcule uma latinha e meia de cerveja por pessoa, mas aumente para três latinhas se for a única bebida oferecida.
- Não é aconselhável gelar a bebida, voltar a lata ou engradado à temperatura ambiente e gelar de novo, para não comprometer o sabor.
- Uma cerveja "estupidamente gelada" pode acabar tendo seu paladar alterado pela temperatura extremamente baixa, sendo o ideal entre 5 e 8ºC.
 
Receitas elaboradas pela nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau
Sobrecoxa com cerveja Harboe
 
Ingredientes:
6 sobrecoxas de frango desossadas
2 cebolas cortadas em rodelas finas
3 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de manteiga
Sumo de 2 limões
½ litro de cerveja Harboe de sua preferência
Sal e pimenta do reino a gosto
 
Modo de preparo:
Tempere as sobrecoxas com sal, pimenta do reino, alho e limão. Deixe descansando por 2 horas. Coloque-as em uma forma, acrescente a cebola e a cerveja e deixe descansando de um dia para o outro, na geladeira. Em uma panela, aqueça a manteiga e acrescente as sobrecoxas, cozinhando por cerca de 20 minutos ou até o frango ficar dourado. Acrescente o caldo de cerveja e cozinhe até que o frango fique macio. Sirva com arroz branco ou batatas rústicas.
 
Lombo assado na cerveja Darguner
 
Ingredientes:
1 peça de lombo suíno
2 dentes de alho amassado
300 ml de cerveja Darguner
1 xícara (chá) de suco de laranja
1 cebola ralada
4 cravos da índia
2 folhas de louro
4 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
 
Modo de preparo:
Em um refratário, coloque a cerveja, o alho amassado, o suco de laranja, a cebola ralada, os cravos e o louro. Na peça de lombo, salpique o sal e a pimenta do reino. Em seguida, coloque o lombo no molho de cerveja. Deixe descansando na geladeira de um dia para o outro. Retire o lombo do tempero, coloque em uma forma e jogue pó azeite por cima. Acrescente o molho de cerveja, cubra com papel alumínio e leve para assar em fogo baixo por cerca de 1 hora. Retire o papel alumínio e deixe no forno até dourar. Retire o lombo já bem assado do forno, transfira para um refratário e sirva em seguida. Sirva com farofa de legumes e couve refogada.
 
Carne seca com cerveja Van Pur
 
Ingredientes:
500g de carne seca dessalgada
2 colheres (sopa) de azeite
1 tomate cortado em cubos
1 cebola picada em cubos
2 dentes de alho picados
300 ml de cerveja Van Pur
500g de mandioca
Cheiro verde e sal a gosto
 
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, doure a cebola e o alho no azeite. Acrescente o tomate, a carne seca, a cerveja e o sal e deixei cozinhando até ferver. Baixe a chama, tampe a panela e deixe cozinhando por meia hora em fogo baixo. Em seguida, deixe sair a pressão e verifique se a carne está bem cozida. Transfira a carne para um refratário e polvilhe o cheiro verde picado. Sirva com mandioca ou batata cozidas.
 
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Gastronomia

Kaizen investe em festival vegano


Receita de Coxinha Fit


Aprenda a intensificar o sabor na comida


Os benefícios dos probióticos


Americana vai ter Feira Vegana



© 2009-2017. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza