Esporte

Libertadores vai durar o ano inteiro

Torneio deve ter final única, como a UCL

Publicado em 2016-09-28 12:36:08 Atualizado em 2016-09-28 12:36:08 (1589 visualizações)

A Copa Libertadores terá uma edição quase anual já a partir de 2017. Nesta terça-feira, em reunião em Assunção, no Paraguai, a Conmebol anunciou mudanças no calendário sul-americano e torneio será estendido, indo de fevereiro a novembro. Além disso, o formato da competição também sofrerá alterações.

A decisão foi tomada para “harmonizar os calendários de competições com os torneios locais de cada país”, explicou a entidade em comunicado. “Por muito tempo os clubes tiveram que escolher entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições”, disse Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

Com a alteração no calendário, a Libertadores passa a ser disputada em 42 semanas, contra as 27 deste ano, enquanto a Copa Sul-Americana começará em junho e irá até dezembro. Além do período de disputa, o número de participantes também será ampliado dos atuais 38 para 42 clubes.

As novas vagas, porém, ainda não foram atribuídas a um país específico e deverão ser definidas dentro de três semanas em uma reunião do Conselho da Conmebol, ex-comitê executivo, segundo informações do jornal paraguaio ABC Color.

Por fim, outra mudança importante acontecerá no sistema da competição. Assim como ocorre com a Liga dos Campeões e a Liga Europa, 10 clubes que não se classificarem na fase de grupos da Copa Libertadores, automaticamente terão a oportunidade de disputar a Copa Sul-Americana. Além disso, os campeões dos dois torneios terão vaga garantida na fase de grupos do ano seguinte.

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, postou foto da reunião no qual estavam presentes o mandatário do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, e Reinaldo Carneiro Bastos, homem-forte da federação paulista (FPF).
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Esporte

Fernando Alonso anuncia despedida da Fórmula 1


Campeonato Barbarense reúne 63 equipes


Gestora de RH com corpo escultural aos 29


São Paulo vence fora e mantém liderança


Vôlei Renata é superado na estreia do Campeonato



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza