Cidades

Pref. visita obras da UBS e CAPS

Portal Bordon em fase final de conclusão

Publicado em 2018-01-11 07:00:02 Atualizado em 2018-01-11 07:00:02 (769 visualizações)

O prefeito Luiz Dalben recebeu ontem, representantes do Governo do Estado para visita técnica nas unidades de saúde que estão sendo construídas por meio do programa “Saúde em Ação”, uma parceria do governo estadual com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A equipe vistoriou as obras da UBS (Unidade Básica de Saúde) e do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) no Portal Bordon, que estão cerca de 85% concluídas e devem começar a receber equipamentos no fim deste mês.

Junto do prefeito, participaram da vistoria a coordenadora do projeto “Saúde em Ação” pela Secretaria Estadual de Saúde, Fátima Bombarda, e a articuladora de Atenção Básica da Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS VII), Marlene Rizzioli Lima. Também estiveram presentes o vice-prefeito, Henrique Stein, e os secretários municipais Rubens Gatti (Saúde), Dirceu Dalben (Governo) e Eder Ruzza (Obras). A vistoria foi dirigida pelo engenheiro civil Diogo Crema.

“Essas obras já estão em fase final de conclusão. Pudemos verificar in loco o andamento dos trabalhos e traçar os próximos passos, que são a instalação dos equipamentos e dos sistemas de TI (Tecnologia da Informação) do SUS, envolvendo ainda a capacitação dos nossos funcionários para operar estes sistemas. Em breve, a população de Sumaré terá novos locais para o atendimento de atenção básica, essencial para a prevenção e promoção da saúde”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

As duas novas unidades somam investimentos de R$ 4,8 milhões e estão instaladas uma ao lado da outra, na Rua Antonieta Ravagnani Tanner. A UBS no Portal Bordon vai substituir a UBS Virgínio Basso, que hoje funciona em um imóvel alugado de 72m2. A nova unidade tem 385m2.

“As unidades são bastante amplas e serão entregues todas prontas e equipadas, para atendermos com mais conforto e segurança nossos moradores, oferecendo ainda um ambiente de trabalho mais adequado para os médicos e demais profissionais. A UBS Virgínio Basso hoje atende a 4.500 pessoas e a expectativa, após a mudança, é atender a 9.500 moradores”, ressaltou o secretário de Saúde, Rubens Gatti.

Já o CAPS, com 507m2 de área construída, deve ser enquadrado na categoria AD (Álcool e Drogas), uma unidade ainda não existente na rede municipal de saúde, que oferece cuidado, atenção integral e continuada a dependentes químicos.

“Sumaré está sendo contemplada com cinco novas UBSs e mais um CAPS por meio do programa ‘Saúde em Ação’. O Governo Estadual não quer apenas entregar as unidades, estamos aqui para acompanhar todo o processo, desde a construção até o atendimento e desenvolvimento da atenção básica nos municípios”, comentou Fátima.

O valor total previsto de investimentos por meio do “Saúde em Ação” em Sumaré é de R$ 16 milhões. Além da UBS e do CAPS no Bordon, já estão em construção a UBS Florely, UBS Parque Emília e UBS Ypiranga. Além disso, ainda está prevista a construção da nova UBS Matão.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Cidades

Carro roubado em SP foi parar no Jd Europa


Marmitex de maconha rende cana pra mulher


PM salva tia e cachorros no fogo em SB


NO: Pref. convoca médicos aprovados em concurso


SB: Cineclube CEU tem novas sessões



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza