Cidades

Consimares e Funasa apresentam plano conjunto pro lixo

Cidades menores

Publicado em 2017-10-07 06:00:02 Atualizado em 2017-10-07 06:00:02 (162 visualizações)

·         Cidades da região de Campinas e Piracicaba, com população abaixo de 50 mil habitantes, deverão ser as principais favorecidas

·         Se questão do tratamento de lixo não for solucionada, a região corre o risco de tornar-se em pouco tempo uma das maiores poluidoras do Estado

·         Vice-governador, Márcio França, e Secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, farão a abertura do evento, com presença confirmada de prefeitos, deputados estaduais e presidentes de órgãos públicos ligados ao tema
 
A Gestão de Resíduos Sólidos é um dos temas centrais na discussão sobre o desenvolvimento sustentável. No dia 9 de outubro, o Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (Consimares) realizará o evento "Gestão de Resíduos para Cidades Inteligentes", e em conjunto com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) apresentará soluções para aprimorar a gestão de resíduos nos municípios do interior de São Paulo.

No Brasil, são despejados mais de 30 milhões de toneladas de resíduos sem tratamento por ano na natureza e, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos elaborado pela ABRELPE, houve um aumento no número de cidades que adotaram os lixões como destinação final para os resíduos recolhidos, oferecendo riscos ao meio ambiente e para a saúde da população.

O cenário atual vai contra a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei nº 12.305/10), que deu o prazo para capitais e municípios de regiões metropolitanas eliminarem os lixões até o dia 31 de julho de 2018.

"Para a maioria dos prefeitos de pequenas e médias cidades, a falta de adequação à Política Nacional do Meio Ambiente poderá significar um entrave muito grande para aqueles que desejarem concorrer à reeleição", afirma Gavroche Fukuma, Diretor Executivo do Movimento Cidades Inteligentes. "Nosso principal objetivo é buscar o apoio de entidades como o Consimares e a Funasa para que juntos possamos oferecer soluções concretas e ajudar prefeituras a resolver esse problema."

Com o prazo apertado e os municípios necessitando de soluções o quanto antes, o Consimares apresentará seu plano de solução consorciada de gestão de resíduos para mais de 30 cidades das regiões de Campinas e Piracicaba. A proposta conta com o apoio institucional e econômico da Funasa (Ministério da Saúde) e permitirá que cidades do Interior paulista possam se adequar à Política Nacional do Meio Ambiente.

"Acreditamos que ao se unirem por um objetivo comum, as cidades do interior têm ganho de escala, eficiência, redução de custos e qualificação para estudos técnicos de viabilidade financeira de qualquer projeto com foco em saneamento e gestão de resíduos", analisa Maurício Brusadin, Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Para inscrições e a programação completa do evento acesse: http://ci.eco.br/inscricao/

Serviço:

Gestão de Resíduos para Cidades Inteligentes – Consimares
Data: 09 de outubro de 2017
Local: Instituto de Zootecnia de Nova Odessa - R. Heitor Penteado, 56 - Centro, Nova Odessa
Horário: 8h às 14:30
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Cidades

Americana estuda adotar hortas


Molecada ganha brinquedo de Loja Solidária


Comércio de drogas cai em SB


Moto com placa 'fake' rodava em Americana


Pref da um tapa na Antonio Pinto Duarte



© 2009-2017. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza