Cidades

Consimares e Funasa apresentam plano conjunto pro lixo

Cidades menores

Publicado em 2017-10-07 06:00:02 Atualizado em 2017-10-07 06:00:02 (212 visualizações)

·         Cidades da região de Campinas e Piracicaba, com população abaixo de 50 mil habitantes, deverão ser as principais favorecidas

·         Se questão do tratamento de lixo não for solucionada, a região corre o risco de tornar-se em pouco tempo uma das maiores poluidoras do Estado

·         Vice-governador, Márcio França, e Secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, farão a abertura do evento, com presença confirmada de prefeitos, deputados estaduais e presidentes de órgãos públicos ligados ao tema
 
A Gestão de Resíduos Sólidos é um dos temas centrais na discussão sobre o desenvolvimento sustentável. No dia 9 de outubro, o Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (Consimares) realizará o evento "Gestão de Resíduos para Cidades Inteligentes", e em conjunto com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) apresentará soluções para aprimorar a gestão de resíduos nos municípios do interior de São Paulo.

No Brasil, são despejados mais de 30 milhões de toneladas de resíduos sem tratamento por ano na natureza e, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos elaborado pela ABRELPE, houve um aumento no número de cidades que adotaram os lixões como destinação final para os resíduos recolhidos, oferecendo riscos ao meio ambiente e para a saúde da população.

O cenário atual vai contra a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei nº 12.305/10), que deu o prazo para capitais e municípios de regiões metropolitanas eliminarem os lixões até o dia 31 de julho de 2018.

"Para a maioria dos prefeitos de pequenas e médias cidades, a falta de adequação à Política Nacional do Meio Ambiente poderá significar um entrave muito grande para aqueles que desejarem concorrer à reeleição", afirma Gavroche Fukuma, Diretor Executivo do Movimento Cidades Inteligentes. "Nosso principal objetivo é buscar o apoio de entidades como o Consimares e a Funasa para que juntos possamos oferecer soluções concretas e ajudar prefeituras a resolver esse problema."

Com o prazo apertado e os municípios necessitando de soluções o quanto antes, o Consimares apresentará seu plano de solução consorciada de gestão de resíduos para mais de 30 cidades das regiões de Campinas e Piracicaba. A proposta conta com o apoio institucional e econômico da Funasa (Ministério da Saúde) e permitirá que cidades do Interior paulista possam se adequar à Política Nacional do Meio Ambiente.

"Acreditamos que ao se unirem por um objetivo comum, as cidades do interior têm ganho de escala, eficiência, redução de custos e qualificação para estudos técnicos de viabilidade financeira de qualquer projeto com foco em saneamento e gestão de resíduos", analisa Maurício Brusadin, Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Para inscrições e a programação completa do evento acesse: http://ci.eco.br/inscricao/

Serviço:

Gestão de Resíduos para Cidades Inteligentes – Consimares
Data: 09 de outubro de 2017
Local: Instituto de Zootecnia de Nova Odessa - R. Heitor Penteado, 56 - Centro, Nova Odessa
Horário: 8h às 14:30
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Cidades

Fundo Social recebe doação de cestas básicas


DAE segue com melhorias no abastecimento


Gama promove V Torneio de Tiro Azul Marinho


Rodou com droga e uns trocados no Lírios


Casa da Criança encerra ano com 'Valores Humanos'



© 2009-2017. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza