Agenda

Mostra 'Apenas Pênis' chega ao Brasil

Vai lá ver

Publicado em 2016-05-21 11:52:24 Atualizado em 2016-05-21 11:52:24 (7207 visualizações)

No dia 28 de maio (sábado), às 20 horas, é a vez da Galeria Arte XXX (Jardim Botânico) receber a abertura da mostra "Apenas Pênis", com curadoria de Rogério Carvalho. O público vai conferir 117 trabalhos, 50 desenhos e 67 fotografias que revelam o processo de criação das obras de Carpaneda.

A mostra de Fernando Carpaneda apresenta três séries de 16 desenhos e outra de 67 fotografias reveladas ao longo do processo de criação.

Fernando desenvolve há décadas sua pesquisa em diversas linguagens. Vai da escultura à pintura, do desenho à gravura, com grande desenvoltura em todas elas. Ele decididamente é um artista de múltiplas facetas. Suas esculturas, feitas a partir de cenas do universo gay em sua maioria, já são icônicas.

A delicadeza de sua pintura é reconhecida mundo afora. As tatuagens realizadas mais recentemente sobre as personagens retratadas em suas obras, realizadas com pincel de apenas um pêlo, são o ápice de sua produção. O que está em questão na sua obra, e é para os mais atentos bem nítido, é essa dicotomia entre o tema muitas vezes visto como pesado, como altamente explícito sexualmente e a delicadeza lírica de seu trabalho. A rua, o grafite e o inusitado, assim como influências trocadas, de maneira inconsciente, com Hans Bellmer, Mimosa Pale, Tim Noble e Sue Webster são identificadas.

Nessa oportunidade, Fernando apresenta trabalhos desenvolvidos em 2009, ainda inéditos. Foram criados a partir de uma experiência inovadora em Nova York onde o artista por meio de um anúncio online convidava homens para terem seu falo desenhado. Ao final, além do desenho, pêlos pubianos e uma fotografia eram solicitados ao modelo. Ao contrário do que muitos possam pensar, 60% dos desenhados eram heterossexuais. De altos executivos da Quinta Avenida a mendigos ou skinheads. Foram várias as vezes que ele se colocou em situação de risco ou em situações inusitadas dadas as características dos encontros.

É em torno dessa experiência com falos desconhecidos que vem o título da mostra: "Apenas Pênis". Fernando nos convida a adentrar o seu cotidiano, e mais que isso, a adentrar as entranhas do que sigilosamente é feito por homens em momentos em que ninguém está acompanhando. Vale a pena olhar bem de perto.

Na abertura, às 21:30h, será apresentado o documentário "GAZELLE - THE LOVE ISSUE", ainda inédito em Brasília, com a presença do cineasta Cesar Terranova.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Agenda

Tivoli terá telão pro jogo do Brasil


1o encontro de pipas acontece domingo


Multiplex Vic Center Cosplay e meia entrada


Tivoli volta com Arraiá em junho


"Manoel Lyra" recebe 'O dragão de fogo'



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza